domingo, 9 de outubro de 2011

C U L T U R A

O reino vegetal produz alimento para os demais seres vivos. Ele usufrui da luz solar para o fabrico de seu próprio alimento e alimentando-se cresce, desenvolve-se e gera as suas sementes... as flores proporcionam a moldura da natureza, o alimento para os insetos; outros vegetais alimentam o reino animal.

Os animais produzem alimento para os seus, enquanto usufrui dos vegetais - seu alimento. O leite é um produto animal; a pele é um produto animal, sua carne também, e são usufruídas por um outro tipo de animal, que não produz nenhum alimento de si mesmo. Esse animal é o ser humano. 

O ser humano alimenta-se do vegetal, e também do animal (alguns preferem isentar-se de se alimentar do animal). Está no topo da cadeia alimentar por possuir algo que os demais animais não possuem. É pelo raciocínio que o ser humano acredita dominar o mundo, e ainda que quase ninguém dê importância hoje, é o raciocínio que produz o alimento para o próprio ser humano. 

No entanto este raciocínio não alimenta o corpo, mas sim o espírito humano - entenda-se espírito como a inteligência. É a CULTURA o alimento da inteligência, e este alimento, produto do raciocínio, parou de ser produzido em larga escala... é que agora o ser humano não deseja mais nutrir sua inteligência, somente o corpo. Restam alguns que precisam desse alimento, mas são poucos. Outros atrofiam a inteligência alimentando-se mal culturalmente - é a cultura industrializada, vendida em pacotinhos.

Se o ser humano não produzir mais Cultura, o seu único produto, o que será dele? 

Nenhum comentário: