domingo, 6 de junho de 2010

Porque as pessoas acreditam em Deus?

"Deus criou o mundo em sete dias; o homem foi criado por Deus, e nasceu Adão, que é imagem e semelhança Dele; já a Eva nasceu das costelas de Adão"... E assim se explica tudo.

Porque será que as pessoas, a maioria delas pelo menos, acredita nesta história da carochinha?

A mitologia ainda ocupa um lugar fixo na mente dos menos esclarecidos, ou daqueles cujo raciocínio não alcançou autonomia suficiente para entender que Deus é uma invenção exclusivamente humana, que saiu da cabeça do homem, fruto de pura fantasia e imaginação. Posso afirmar isso, e sem pretensão alguma, pois o ser humano, ao se dar conta de sua existência e da existência do mundo todo, não encontrou respostas para justificar toda a existência - tanto de si quanto do mundo - uma vez que estas respostas não estavam ao seu alcance. A mitologia grega, por exemplo, é uma forma de dar uma explicação para os fenômenos naturais, bem como para o destino dos homens. Assim também é a idéia de Deus, um ser perfeito que tudo pode fazer, e tanto tudo pode fazer que fez o mundo, os animais e os seres humanos, por simples vontade dele. Ok, mas quando isso? De uma hora para outra?

Ainda que esse paradigma criacionista tenha vigorado com soberania por tantos anos, temos hoje por meio da ciência, algumas respostas que são satisfatórias. O Big-Bang é uma explosão, que mesmo que todos discordem e achem isso estapafúrdio, é mais aceitável do que "Deus criou o mundo em setes dias".

Caro leitor, sei que você pode achar esse post um tanto pretencioso, e até sentir sua religiosidade ofendida. Peço desculpas caso isso tenha ocorrido. Fique então com o seu Deus, e eu fico com Darwin.